PRÉMIO DO PÚBLICO

El Ombligo de la Luna


Realização: Sara António, Julia Grupínska, Bokang Koatja, Tian Westraad, Ezequiel Garibay
Produção: GOBELINS, L’école de L’image

Chava, um mecânico mexicano, está prestes a ter o seu precioso carro apreendido quando recebe uma visita inesperada de Nacho, o seu filho há muito abandonado. Nacho, que transporta as cinzas da sua falecida mãe, pede a Chava que as leve à Lua para realizar o último desejo da mãe. Eles pegam num velho VW Beetle vermelho e partem numa aventura para encontrar o umbigo da lua.

CATEGORIA FILMES DE  OFICINAS

 

MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA DE FILMES DE OFICINAS

Ansiedade

Realização: 8º A-N
Orientação: Abi Feijó, Alexandra Nadais
Produção: Casa Museu de Vilar

Quando a pressão é alta, o que é que está em jogo?

 

MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA DE FILMES DE OFICINAS

Impressões Fragmentadas

Realização: Alunos do 4º ano das EB1 do concelho de Montemor-o-Novo
Orientação: Joana Torgal, Rodolfo Pimenta e Anabela Ferreira
Produção: Colectivo Fotograma 24

Este filme resulta de um trabalho desenvolvido com crianças, em torno da deslocação em massa de seres humanos à procura da paz. Acompanhamos uma personagem que, perante um conflito se fragmenta, iniciando a busca das suas partes. Muitas barreiras irá encontrar ao longo desta procura, na esperança de conseguir alcançar o seu todo. Embora a travessia se torne um processo solitário, o destino pode revelar-se solidário.

 

PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO – MELHOR FILME  – CATEGORIA DE FILMES DE OFICINAS

A Carta

Realização: Alunos do 5ºD , Escola Básica de Caíde de Rei, Lousada
Orientação: Manuel Jorge Carvalho
Produção: Escola Básica de Caíde de Rei, Lousada

Durante a guerra colonial, muitos jovens portugueses foram para África e deixaram para trás os seus entes queridos. As cartas ajudaram a matar as saudades de casa apesar de todas as contrariedades.

 

Na categoria de oficinas, um filme em particular deixou-nos especialmente tocados pela sua simplicidade e criatividade. E sobretudo, por ter uma equipa de realização tão jovem.

 

 

CATEGORIA FILMES DE ESCOLAS

 

MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA DE FILMES DE ESCOLAS

Mãe da Manhã

Realização: Clara Trevisan
Produção: Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, LUCA School of Arts, Aalto University School of Arts Design and Architecture

No vazio da noite, uma criatura faminta busca alimento e perpetua um ciclo diário.

 

 

MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA DE FILMES DE ESCOLAS

O Pássaro de Dentro


Realização: Laura Anahory
Produção: Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa

O filme segue uma mulher e o pássaro que vive dentro dela, e como a incapacidade que os dois têm de coexistir causa danos físicos no corpo dela.

 

PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO – MELHOR FILME – CATEGORIA DE FILMES DE ESCOLAS

Pelas Costuras

Realização: Adriana Andrade, Luana Rodrigues, Daniela Tietzen
Produção: Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa

Relatos de 3 mulheres sobre as suas experiências, a sua luta interior entre ser feminina e masculina, e aa suas jornadas de aceitação. Um filme sobre crescer e aceitar quem somos, como mulheres.

 

Pela subtileza no tratamento de um tema complexo e íntimo, pelo humor e criatividade na utilização simbólica dos materiais, pela sensibilidade na exposição
dos processos de auto-afirmação e identidade, atribuímos o prémio Escolas ao filme “PELAS COSTURAS”, de Adriana Andrade, Luana Rodrigues e Daniela Tietzen.

 

 

CATEGORIA FILMES DE PROFISSIONAIS

 

MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA DE FILMES DE PROFISSIONAIS

Daninha

2024, Espanha, 5’33”
Realização: Carina Pierro Corso
Produção: Studio Kimchi

Um peito vazio, uma mente inquieta e dois pedaços de terra. O que nasce do espaço vazio que os une? “Daninha” é um ensaio poético sobre o indesejável, o descontrole e a dualidade.
Tendo como ponto de partida o questionamento sobre como lidar com as vidas inesperadas que aparecem no solo, esta curta-metragem com forma de pergunta procura explorar as diversas possibilidades de interação entre o ser humano e o lado incontrolável da natureza.

The jury has decided to award two special mentions: we appreciated the film Daninha for its poetic, aesthetic, and philosophical quality.

 

MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA DE FILMES DE PROFISSIONAIS

Percebes

2024, Portugal, França, 11’30”
Realização: Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
Produção: BAP –  Animation Studio, IKKI Films

Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.

We are also awarding a mention to the film Percebes for its artistic quality, which successfully immersed us in the lives of the people of Algarve.”

 

PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO – MELHOR FILME – CATEGORIA DE FILMES DE PROFISSIONAIS

Amanhã Não Dão Chuva

2024, Portugal, Alemanha, 11’30”
Realização: Maria Trigo Teixeira
Produção: AIM Creative Studios / Wait a Second!

Sentindo que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.

 

We observed an overall quality in the films and a variety of approaches. One of these films particularly moved us, and the jury decided to award it the grand prize. It possesses a certain sensitivity, sincerity, and intelligence in its direction. This film uses a technique that leaves traces, which aligns with the theme it explores: old age and memory. Congratulations to Maria Trigo Teixeira for her film It Shouldn’t Rain Tomorrow.