JÚRI DA CATEGORIA FILMES DE PROFISSIONAIS
GEORGE SIFIANOS
George Sifianos, nascido na Grécia, é realizador e doutorado em filosofia. Em 1995, criou o programa de estudos de cinema de animação na EnsAD, onde lecionou até 2018. Esteve envolvido na fundação ou administração de instituições como como CARTOON, Festival de Annecy e NEF Animation. Participou em júris de numerosos festivais e deu palestras em universidades na Europa, Índia, Coreia, Japão e China.
Interessa-se pela estética do cinema de animação e pela renovação das suas formas, particularmente à luz das ciências cognitivas. A sua última investigação centra-se nas formas de formas de animação encontradas no friso do Partenon.
Os seus filmes receberam vários prémios e o seu livro “Esthétique du Cinéma d’Animation” (Estética do Cinema de Animação) recebeu o prémio McLaren – Lambart em 2014, atribuído pela Society for Animation Studies, para o melhor livro académico.
MATHIEU REY
Formado pela Supinfocom Arles, Mathieu Rey trabalhou 10 anos como CG generalista e supervisor de CG antes de co-fundar a TNZPV Productions & Studio com Thomas Giusiano e Marc Rius em 2010. Foi professor na escola MoPA durante 13 anos em Arles e é professor na ENSI (Ecole des Nouvelles Images) em Avignon. Em 2020, co-fundou o TNZPV Annecy com Marc e Thomas, um estúdio sediado na capital da animação: Annecy.
CAMILLE BOZEC
JÚRI DAS CATEGORIAS FILMES DE ESCOLAS E OFICINAS
FRANCISCO MAGALHÃES
Francisco Magalhães, atualmente trabalha como animador e storyboarder freelancer para produções de cinema e televisão em colaboração com estúdios de animação de todo o mundo, incluindo Green Street Pictures, Titmouse e Studio La Cachette. Depois de ter terminado os seus estudos em Engenharia Mecânica em 2014, e de ter deixado o seu emprego como engenheiro dois anos mais tarde para se concentrar na animação, mudou-se do Porto para Paris para ingressar no Mestrado em Animação de Personagens e Cinema de Animação da Gobelins, onde reside agora depois de se ter formado em 2020.
LUÍS CORREIA
Nascido em 1960, Luís Correia frequentou os primeiros workshops de cinema de animação no início dos anos 70. Em 1984/85, foi operador de câmara de tribuna do “Atelier de Cinema de Animação”, do “Royal College of Art” da Fundação Calouste Gulbenkian e, em 1986, cofundador do “Atelier de Cinema de Animação – Acarte” – Estudou na Escola Superior de Cinema de Lisboa, e a sua carreira tem sido dedicada sobretudo ao documentário, como produtor e diretor de fotografia.
NUNO AMORIM
Nuno Amorim, nascido em Lisboa, Portugal, em 1952, tem formação em arquitectura, foi director de arte nas agências de publicidade FCB e Publicis, passando depois para a RTP, televisão pública portuguesa, onde começou como designer gráfico, depois como realizador e depois chefe do departamento gráfico onde escreveu e realizou curtas-metragens de animação, documentários e séries culturais, sendo também responsável por grande parte do motion graphics produzido pela RTP entre 1977 e 1998. Entretanto, em 1991 fundou a produtora de animação, motion graphics e documentário Animais AVPL, onde atualmente é realizador e produtor.